Operário x Coritiba: Uma decisão cercada de História

Coritiba e Operário farão uma decisão inédita no Campeonato Paranaense. Duelo definido após 144 partidas e que iniciará no próximo domingo (26), em Ponta Grossa, no&8201;Estádio Germano Krüger, às 16 horas. Por ter realizado melhor campanha ao longo de toda a competição, o Coxa fechará em Curitiba, no Couto Pereira, no domingo seguinte (3), também às 16 horas. 

Maior campeão do estado, com 37 troféus, o Coxa assegurou a classificação para a final ao derrotar o Londrina por 3 a 0, no Couto Pereira. O Operário derrotou o Foz do Iguaçu por 2 a 0, também na sua casa. Será a 15ª final do Fantasma, que jamais foi campeão. Somente Atlético (19) e o próprio Coritiba (20) ficaram mais vezes em segundo na história do Estadual. 

Será o quinto encontro do Alviverde com uma equipe de Ponta Grossa na final do Estadual, pela primeira vez com o Fantasma. Os coritibanos venceram em todas as oportunidades: diante de Guarani (1931 e 56), Nova Rússia (33) e Olinda (35). 

Em outras cinco vezes o Coxa enfrentou times do interior na finalíssima. Destas, ganhou quatro e perdeu uma. Bateu ainda o Jacarezinho (54), Mandaguari (60), União Bandeirante (89) e Paranavaí (2003) e foi vencido pelo Grêmio Maringá (77). 

O confronto de 2015 marcará ainda o retorno da entrega da taça na capital, após o embate caipira da edição anterior. Em 2014, Londrina e Maringá concorreram pelo título. E o troféu ficou com o Tubarão, eliminado no domingo (19) pelo Alviverde. 

Questionado sobre o Operário, Marquinhos Santos, técnico do Coritiba, foi só elogios: “O Operário tem um poder de jogar em casa [no Germano Krüger] muito grande. Teremos uma grande final e esperamos corresponder ao nosso torcedor”. 

O zagueiro Leandro Almeida fez coro com o treinador: “O Operário dificultou bastante para o nosso time em Curitiba. Vão ser dois jogos muito difíceis, mas vamos trabalhar focado para sermos campeões”. 

Marquinhos destacou ainda os pontos fortes do Fantasma: “O time tem a característica de seu treinador, o Itamar [Schülle], que faz um futebol sulista, com muita força, entrega, marcação, um time que encaixou. E tem o Ruy [meia], que vem fazendo uma excelente campanha”. 

O Fantasma busca o seu primeiro título em 102 anos de existência. Uma das equipes mais tradicionais do estado, já ficou 14 vezes com o vice. A última em 1961, derrotado pelo Comercial, de Cornélio Procópio. 

Na caminhada até a decisão, o time do interior desbancou o Paraná nas quartas. Empatou a primeira partida em Curitiba, por 0 a 0, e atropelou o Tricolor em Ponta Grossa: 3 a 0. Na semifinal, ficou no 1 a 1 com o Foz na casa do adversário e venceu com autoridade o segundo jogo, por 2 a 0. 

“O Coritiba é favorito, time da Série A, representa o Paraná na Primeira Divisão, mas do outro lado tem o Operário e nos vamos nos preparar o melhor possível para esse confronto”, afirmou Schülle. “Para o Operário jogar com o Coxa é muito bom. É mais um jogo com estádio lotado. A mídia vai falar bem mais do que se fosse outra equipe, tanto no Paraná quanto no Brasil”, complementou o treinador. 

Fonte: Gazeta do Povo

Comentários