Esporte de PG recebe cinco prêmios no 'Orgulho Paranaense'

Texto: Sebastião Neto - DC
Giselli e Maria (2ª e 3ª da esq. para a direita) foram finalistas entre as mulheres de destaque na competição
Na noite de gala do esporte paranaense em 2012 nesta quarta-feira, atletas e dirigentes das equipes de Ponta Grossa marcaram presença no Teatro Guaíra, em Curitiba, para receber as premiações do Troféu Orgulho Paranaense, oferecido pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) em parceria com a RPC TV. As principais premiações da cidade no evento foram para Cesar Kurowski - atleta do futsal masculino da UEPG - e Siboney Pedroso - ex-técnica e dirigente da equipe da LDPG/Ponta Lagoa/Neo Master.
Cesinha, como é conhecido no esporte local, levou o 'Orgulho Paranaense' na categoria masculina dos Jogos Universitários do Paraná (JUP's), enquanto Siboney recebeu o Mérito Esportivo, troféu dado a personalidades de destaque na história do esporte estadual. Além deles, Giselli da Rosa (Futsal/UEPG) e Maria de Lima (Basquete/Secal) foram finalistas do 'Orgulho Paranaense' entre as mulheres dos JUP's, e também receberam prêmios ao lado da destaque Milla Camruça, campeã do troféu na categoria. Já nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajap's), Vinícius da Luz (Basquete/Apedef) foi finalista entre os destaques da competição e recebeu seu prêmio ao lado do campeão do 'Orgulho Paranaense' na categoria, Anderson dos Santos.
Antes da entrega das premiações, o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, destacou que a origem do Troféu Orgulho Paranaense veio de um pedido do governador Beto Richa para se criar um mecanismo de valorização e reconhecimento dos atletas paranaenses. "Esse pedido foi feito ainda em 2011, quando tivemos a ousadia de propor a parceria com a RPC TV. Tivemos neste ano a disputa dentro das competições pela indicação, o que mostra que o prêmio já ganhou o reconhecimento dos atletas e esportistas paranaenses", explica Roman, que entregou os prêmios para Siboney Pedroso e Cesar Kurowski.
Entre as diversas categorias do 'Orgulho Paranaense', o principal prêmio da noite, de destaque do esporte paranaense pela votação popular, foi entregue ao mesatenista paralímpico Claudiomiro Segatto (Tênis de Mesa Paralímpico), desbancando Henrique Rodrigues (Natação), que ficou em segundo e Ethiene Franco (Ginástica Artística), que terminou na terceira colocação.
Como funcionou
Ao todo, seis categorias foram premiadas: Produção Literária, Jogos Oficiais do Paraná, Revelação Esportiva, Paradesporto, Mérito Esportivo e Rendimento Esportivo. Os indicados, três em cada categoria, foram selecionados por uma comissão formada por representantes de entidades e federações esportivas e paradesportivas do Estado, da Secretaria de Estado do Esporte, dos dirigentes esportivos municipais, do Ministério Público Estadual, do Conselho Regional de Educação Física e da RPC TV
Cesar Kurowski (3° da esq. para a direita) trouxe o prêmio de destaque dos JUP's para a cidade

Comentários