Série D do Brasileiro terá mudanças em 2013


Texto: Felipe Gustavo   

    Após o arbitral que definiu a fórmula de disputa do Campeonato Paranaense 2013, os clubes participantes foram avisados sobre alterações no Campeonato Brasileiro da Série ‘D’. A quarta divisão terá oito equipes a menos no próximo ano e, por isso, o estadual classificará apenas um time para a competição nacional, o que afunila a briga pela vaga.

     Em 2013 a Série ‘D’ terá a participação de 32 clubes. Ao todo, 27 equipes se classificam pelos estaduais, além da presença dos quatro rebaixados da Série ‘C’ e do quinto colocado da Série ‘D’ de 2012.

   Apesar de diminuir o número de clubes participantes na quarta divisão, a CBF aumentou o calendário para os times. A partir do próximo ano eles serão divididos em quatro grupos com oito equipes cada, disputando todos contra todos em turno e returno. Os quatro melhores avançam para a fase de mata-mata. A mudança significa que um clube disputará no mínimo 14 jogos no torneio.

    Nos anos anteriores, inclusive em 2010 e 2011, quando o Operário disputou a Série D, 40 clubes participavam da competição, mas disputavam o mínimo de seis (2010) ou oito partidas (2011 e 2012).

     O afunilamento no número de vagas através do Paranaense 2013 dificulta a missão dos clubes, mas a principal notícia esta semana foi a confirmação do Cianorte na Série ‘D’ do próximo ano. A CBF definiu na última sexta-feira (26) a classificação geral da quarta divisão de 2012. Com 24 pontos somados, o Leão do Vale ocupou a quinta colocação geral e pelos novos critérios está automaticamente na Série ‘D’ da próxima temporada.

   Com a confirmação do Cianorte, o Operário disputa a única vaga para a quarta divisão no Paranaense 2013 contra Londrina, Arapongas, Toledo, J. Malucelli, Paranavaí, Rio Branco e Nacional.

Comentários