Imprensa escolhe os melhores do Estadual


Diário dos Campos e mais oito veículos de comunicação do Paraná montaram suas seleções do Paranaense em 2013; votação terminou na sexta

Seleção escalada. Com o fim do Campeonato Paranaense 2013 na noite deste domingo, oDiário dos Campos decidiu reunir oito veículos de comunicação - de quatro cidades do Paraná - para escolher os melhores do Estadual nesta temporada. Além dos representantes de Ponta Grossa, Curitiba, Londrina e Toledo, a Redação do DC também montou seu 11 ideal juntamente com o melhor técnico, revelação, craque do campeonato e melhor árbitro do torneio. A eleição, que terminou nesta sexta-feira, teve domínio do Londrina - com quatro jogadores nas duas seleções.
A presença alviceleste entre os melhores do Paranaense é reflexo da boa campanha do Tubarão, que liderou a classificação acumulada do Estadual com 48 pontos. Na seleção feita pelos representantes da imprensa paranaense, o goleiro Danilo, o zagueiro Dirceu, o volante Germano e o atacante Neílson garantiram vaga; já no time do DC, Germano deu lugar a Bruno entre os meio-campistas defensivos, enquanto Cláudio Tencati foi eleito o melhor técnico. A posição de volante, inclusive, foi a que teve o maior número de jogadores lembrados: oito.
Já o Operário contou com a 'ajuda' da imprensa de Ponta Grossa para emplacar três jogadores, além do técnico Paulo Turra, na seleção da imprensa. O mais lembrado foi o meia Rone Dias, que ganhou sete votos e de quebra é o único alvinegro - ao lado de Patrick - na seleção doDiário dos Campos. Nos prêmios individuais, destaque para o ponta-grossense Carlinhos, do Paraná Clube, eleito a revelação do Estadual pelo DC, e também para o árbitro iratiense Fábio Filipus, que faturou o prêmio de melhor apitador nas duas seleções.
A curiosidade das escolhas em campo ficou pela improvisação do meia Safira, do Toledo, na lateral-esquerda da seleção do DC; o jogador atuou em alguns jogos do Estadual na posição e mesmo assim ajudou o Porco marcando gols e dando assistências.
Avaliação
Além de escolher os melhores do Paranaense, os repórteres que votaram foram convidados a avaliar o Campeonato Paranaense de 2013. Para Márcio Pimentel, do Jornal do Oeste, o Estadual foi um dos mais fracos dos últimos anos. "Como um todo, o Campeonato Paranaense foi tecnicamente muito ruim. Jogos fracos, pouco público, arbitragem desastrosa, enfim, um conjunto sombrio", destaca, lembrando como únicos fatores positivos a boa campanha do Londrina e as revelações do time sub-23 do Atlético.
Já Joel Brasília, da Rádio CBN, avalia que o Estadual serviu para reafirmar a força de Londrina e Operário como principais clubes do interior. Na mesma linha de pensamento, Cândido Neto, que representou a Rede Massa, ressaltou que "a julgar pelo que vimos neste Paranaense, o Operário pode sim sonhar com o título nos próximos anos". Além deles, participaram da votação Alencar Rios (Rádio Sant'Ana), Letícia Cabral (Rádio Difusora), Gilmar Agassi (Folha de Londrina), Geraldo Bubniak (FutebolParanaense.Net) e Luiz Henrique Ferraz (Tribuna do Paraná)
ALEX
Entre discordâncias e citações, o Campeonato Paranaense teve uma unanimidade: o meia Alex. O craque e capitão do Coritiba recebeu votos de todos os eleitores na disputa por posição no meio-campo, enquanto que na eleição de craque do Estadual faturou o título com sete lembranças.
Texto: Sebastião Neto - Diário dos Campos

Comentários