Torcedores serão identificados nos estádios de futebol do Paraná


Foi aprovado em primeira discussão, na sessão plenária de hoje, 29 de maio, na Assembléia Legislativa do Paraná, o projeto de lei número 817/11, de autoria do deputado estadual Bernardo Ribas Carli, que obriga a identificação dos torcedores nos estádios de futebol no Paraná.

Segundo Bernardo, a obrigatoriedade dará mais segurança aos torcedores nos estádios de futebol. "Identificar as pessoas que frequentam os estádios no Estado do Paraná permite fornecer dados e meios de controle aos órgãos de administração pública na garantia da segurança e de um evento esportivo bem sucedido, possibilitando o reconhecimento de infratores, sua respectiva punição e exclusão por determinado período de tempo dos eventos desta magnitude, seguindo, é claro, certas medidas já implementadas por motivação do Ministério Público em todo o país”, justificou Carli, destacando o aumento do número de ocorrências criminais e situações de violência registradas nestas ocasiões, nos últimos anos.

O PROJETO
De acordo com o projeto, os clubes, entidades mantenedoras e gestoras dos estádios de futebol e estabelecimentos que realizam a venda de ingressos para partidas oficiais de futebol, disputadas em local com capacidade para mais de 15 mil espectadores, localizados no Estado do Paraná deverão realizar a identificação dos respectivos compradores de ingressos.

Os responsáveis pela realização do evento deverão manter a disposição das autoridades, pelo prazo mínimo de 12 meses contados a partir da competição, banco de dados com a identificação dos compradores e frequentadores das partidas de futebol. Os frequentadores dos estádios deverão ser cadastrados no ato da compra dos ingressos, mediante apresentação de documento oficial de identidade e comprovação de seu endereço.

A regulamentação prevê, ainda, que os estádios de futebol tenham meio de monitoramento por imagem das catracas e instalação de equipamentos de gravação fotográfica do rosto, a fim de identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido.

Comentários