Preparação para a Copa do Mundo 2014 domina os debates do Footecon Curitiba

Curitiba foi a primeira entre as 12 Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014 a receber uma etapa do maior fórum sobre futebol das Américas: o FOOTECON– Fórum Internacional de Futebol, que reuniu cerca de 550 pessoas nesta segunda-feira (28), no Pátio Batel.

O técnico tetracampeão do mundo, coordenador do FOOTECON, Carlos Alberto Parreira, falou da escolha da capital paranaense como a primeira entre as cidades-sedes a receber o evento. “Curitiba é uma cidade estratégica e tem destaque na Região Sul. Por isso, a decisão de começar a versão compactada do evento por aqui”, disse ele.

A tônica do evento foi a preparação para o Copa do Mundo 2014, em todos os âmbitos. Ponto de quase unanimidade entre os palestrantes: o Brasil precisa amadurecer tanto dentro como fora de campo. “O futebol é tanto uma escola de formação de craques como um pólo de negócios. Isso precisa ser equalizado, de modo que possamos ter uma boa Copa do Mundo e aproveitar o legado deixado por um evento deste porte”, afirma Parreira.

O evento foi aberto pelo secretário municipal da Copa 2014, Luiz de Carvalho, que fez um balanço das obras que estão sendo realizadas na cidade. “As obras para a Copa avançam em Curitiba. Discutir aqui os rumos para o mundial de futebol, com nomes tão ilustres do mundo esportivo, é um privilégio para a nossa cidade. Não debatemos apenas as obras, mas também uma nova fórmula de fazer gestão profissional no futebol.”

Entre as obras que fazem parte do pacote local de investimentos para a Copa do Mundo 2014, algumas já foram entregues, como as trincheiras da Rua Chile e dos bairros Bacacheri/Bairro Alto. Outras estão em andamento, como a Linha Verde Norte e o Anel Viário, além das programadas como a trincheira da Rua Guabirotuba, que formará o binário com a Rua Chile por baixo do corredor Aeroporto-Rodoferroviária – região próxima à Arena da Baixada, estádio que receberá os quatro jogos da Copa do Mundo.

Além de Parreira, outros nomes de referência no futebol, como o dirigente José Carlos Brunoro, o técnico René Simões, o campeão da Copa de 70 e cronista esportivo Paulo Cezar Caju e o palestrante e consultor motivacional Evandro Mota, discutiram a realização do torneio mundial no Brasil, a preparação física dos atletas e o trabalho nas categorias de base nas equipes.

O ex-presidente do Sport Club Internacional, Fernando Carvalho, deu destaque para as perspectivas do futebol brasileiro com vistas à Copa e ao futuro. 

Em seguida, José Carlos Brunoro apresentou um levantamento sobre marketing esportivo no Brasil nos últimos anos. Evandro Mota comandou a última palestra da manhã: “Mentalidade Vencedora: como motivar jogadores e equipes para as competições de alto nível e como mantê-la ao longo da temporada”. O ex-consultor do Internacional deu várias dicas para os participantes e apresentou alguns vídeos motivacionais.

Foram realizadas também mesas-redondas com a participação de René Simões, ex-técnico da seleção brasileira sub-17, de Marquinhos Santos, técnico da seleção brasileira sub-15, e do gerente de Futebol do Coritiba Footbal Clube, André Mazzuco, que debateram o processo de formação do atleta brasileiro.

O planejamento do condicionamento físico de equipes profissionais, o calendário intenso e os processos recuperativos dos atletas foram os temas trabalhados pelo preparador físico da seleção brasileira sub-20, Alexandre Lopes, e o professor doutor do curso de Educação Física da UFPR, Raul Osiecki.

Para Alexandre Lopes, manter a alta performance do jogador em um calendário cada vez mais intenso é o desafio dos profissionais de preparação física. "Os atletas têm corrido cada vez mais e trabalhado com muito mais intensidade do que anos atrás. Eles estão cada vez mais fortes e mais velozes. Os clubes e comissões técnicas precisam ver que atletas diferentes têm necessidades diferentes”, afirmou.

O técnico Carlos Alberto Parreira fez uma análise do Barcelona, atual campeão mundial de futebol. O tetracampeão fez questão de frisar que o time catalão é a base da seleção espanhola em 2014. “Só o Messi não faz parte, por razões óbvias. Temos que nos preocupar, sim, com essa seleção que virá para o Brasil com o objetivo de ser bicampeã”, pontuou.

A complexidade do futebol em tempos globalizados foi o tema do debate final do FOOTECON Curitiba, em mesa composta pelo técnico do Paraná Clube, Ricardinho, pelo campeão da Copa de 70 e cronista esportivo, Paulo Cezar Caju, pelo superintendente de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes, e pelo diretor de futebol do Clube Atlético Paranaense, Sandro Orlandelli.

O FOOTECON Curitiba é uma realização de FSV (Football Sports Venture), Seven Entretenimento e Fagga | GL exhibitions.
.....................................

SOBRE O FOOTECON O Fórum Internacional de Futebol é uma realização da Fagga | GL exhibitions e da FSV – Football Sports Ventures. O encontro acontece desde 2004 e reúne anualmente os principais profissionais, dirigentes esportivos, autoridades governamentais, mídia especializada, investidores e patrocinadores para palestras e debates dedicados ao esporte e sua gestão.

Fonte: Das Estratégias de Comunicação

Comentários